terça-feira, 24 de março de 2009

Avaliação física e Copa Verão de atletismo

Sexta feira 20/03 estive em Juiz de Fora para uma avaliação de VO2Max, o teste foi realizado no Hospital Universitário e foi aplicado pelo Mestre em Ciências do Movimento Humano, ciclista e treinador Vítor Costa.
O teste foi bem legal principalmente por ter muito tempo que eu não fazia nenhuma avaliação especifica para atletas de alto rendimento.
Meu amigo e professor Vítor, acho satisfatório meu resultado, corri na esteira e cheguei a 22km/h, alcancei um VO2Max de 78,6 ml/kg e frequência cardíaca máxima de 186bpm.
O que este teste quer dizer? quer dizer apenas que tenho potencial para desenvolver boas marcas no esporte e estou trabalhando para isso.
No sábado 21/03 fiz um pedal de montanha 77km em 2:50 minutos, não forcei muito porque teria uma corrida rústica no dia seguinte, de qualquer forma minhas pernas estavam gritando, devido a avaliação da sexta e ao esforço de sábado que mesmo em baixa intensidade me deixou cansado.
Já no domingo 22/03 estive em Ouro Branco, cidade vizinha a minha, fui participar de mais uma Copa Verão de Atletismo que chegou em sua 12ª edição.
A prova que teve um percurso de quase 9km de muito sobe e desce, já prometia grandes disputas pois tínhamos vários atletas fortes alinhados, inclusive o atleta de Tiradentes Reginaldo José da Silva, atleta este que vem ganhando todas as corridas regionais que eu tenho notícias.
Largamos forte em um longo trecho de descida, depois vieram as subidas e as quebras de ritimo também começaram, quando menos esperava e fui verificar quem estava no pelote pode perceber que a briga era de apenas dois eu e Reginaldo, fomos juntos até na linha de chegada, em uma disputa eletrizante, fomos para o sprint final e acabei levando a pior, Reginaldo por sua vez continua reinando na região, pelo menos por enquanto.
Desde 2006 eu não fazia uma disputa tão apertada, na ocasião consegui vencer o super campeão Rafael Menezes em uma das etapas do carioca de duatlhon, neste dia cheguei um segundo na frente de Rafael, desta vez fui eu quem ficou devendo um segundo.
No final a derrota me trouxe a certeza de que para vencer preciso treinar mais, e que também terei um atleta a altura de agora em diante.
Meu próximo compromisso será a 1ª etapa do Circuito Caixa de Corrida de Rua, que acontece dia 5 de abril em Ribeirão Preto/SP, esta será uma prova de alto nível onde pretendo ter também um bom resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário