segunda-feira, 28 de junho de 2010

3º Geral na 2ª etapa do Brasileiro de Duathlon


Fotos de Ana P V Oliveira, Paulo Santos e Site www.mundotri.com.br


Fiquei alguns dias sem postar por falta de tempo, mas agora segue abaixo informações de minha participação na 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Duathlon.
A prova que aconteceu domingo passado 27/06 na Lagoa da Pampulha teve uma disputa interessante e também muitos pontos negativos, parece que os organizadores mineiros não aprendem nunca digo isto porque este foi o terceiro ano seguido que acontece a prova aqui em Minas Gerais e sempre com erros grosseiros.

Bom cheguei em BHz no domingo cedinho com tempo suficiente para fazer as coisas com calma (ano passado cheguei faltando alguns minutos para largada) dai fui ao banheiro e logo depois para área de transição para arrumar minhas coisas.




Depois de tudo pronto, conversei com amigos e logo fui para o aquecimento foi ai que descobri que no trecho de corrida teríamos uma boa subida então fui lá para conferir dai tive uma surpresa, a subida era realmente íngreme e mais longa do que eu imaginava fiquei foi bem satisfeito pois gosto de subir e aqui na região onde moro tem muita montanha então para mim seria tranquilo.





Logo fui para largada, a distância da prova foi de 10km de corridas (4 voltas passando 4 vezes pela subida) 40km de bike (8 voltas de 5km com muito vento buraco e pessoas na pista) e para finalizar mais 5km (2 voltas com a tal subida) resumindo pedreira pura.





Depois de alinhado olhei para um lado e lá vi o várias vezes campeão mundial de duathlon na categoria de idade Jonas Rocha do Rio Grande do Sul, do outro lado os triatletas profissionais Chicão e Vinhal e no meio deles o forte candidato ao primeiro lugar Alexander Gomes (o Balman) que inclusive ganhou a primeira etapa em Porto Alegre.

Com uma temperatura agradável as 8 horas foi dada a largada saí forte puxando junto com atleta de Goiás Fabricio Bié e logo um pelotão se fez, pude perceber que todos fizeram a subida sentido como seria passar lá 6 vezes e assim a corrida ficou meio lenta com todos se estudando ao mesmo tempo, no pelotão estavam eu, Balman, Jonas, Chicão e Anderson Ferreira de SP logo atrás Vinhal e outros atletas da faixa de idade como o forte Talles Henrique



Lá pela segunda volta outra fração no pelote, a peneira ficou mais fina ou seja o morro começou a fazer a diferença foi ai que ficamos eu Balman e Chicão.


Mais uma volta e o trio bem compacto.



Fechamos os 10km para 33:13" todos com o mesmo tempo, bem duvido muito que tinha 10km.
Fiz a transição rapidinho para não perder o trêm bala do Balman pois o cara pedala muiiiiiiito.
Logo estávamos os três juntos pedalando com cerca de um minuto do pelotão perseguidor, nas primeiras volta foi um extresse violento pois a pista estava fechada para o evento mais a população de BHz parece não estar acostumada com os eventos ao entorno da Lagoa e assim era grande o número de corredores, caminhantes e ciclistas bem no meio da pista e assim ficou perigo, inclusive o Chicão se extressou um pouco mais logo ficou tudo sobe controle.

Das 8 voltas só consegui ir com o trem bala durante 1,5 e mole isso??? o Balman atacou forte demais depois de uma retomada, tentei ir junto ou melhor buscar a roda mas quando meu cataye chegou a 55km por hora minhas pernas queimaram e não aguentei ir mais sobrei feio e logo no começo do ciclismo o que iria me fazer perder muito tempo.



Bem dai foi tentar alguma coisa com os atletas que estavam vindo em seguida


Chicão e Balman abriram muito, tanto que ficou impossível tirar a diferença em apenas 5km, acho que eles abriram quase 4 minutos, o que posso dizer e que meu pedal foi horrível e depois do pedal só me restava uma coisa, bater todo o pelotão que entrou junto na transição o problema e que era só atleta cascudo, eram eles Anderson de SP, Vinhal, Jonas e Talles.

Consegui novamente passar pela transição sem me enrolar muito e sai pra correr na frente.

Durante os 5km finais fui abrindo vantagem dos perseguidores, mas não conseguia chegar no Chicão que a esta altura era segundo e Balman primeiro.
Cruzei a linha de chegada desta forma na terceira colocação geral e com este resultado mantive a vice liderança do Campeonato Brasileiro de Duathlon de quebra me classifiquei para o Mundial da Escócia e também estou credenciado para o Pan Americano que acontecerá dias 30 e 31 de outubro em Mar Del Plata na Argentina, bem para ir em qualquer uma dessas provas e preciso melhor meu pedal.



O resultado ficou assim
Alexander Gomes SC 1:50:56"
Luiz Francisco (Chicão) MG 1:52:46"
Ernani de Souza 1:54:34"
Anderson Ferreira SP 1:55:05"
Thiago Vinhal MG 1:56:51"



Este final de semana foi legal também pois pude conhecer pessoalmente amigos blogueiros são eles.
Frango do blog http://pedaldofrango.blogspot.com/
Leo Mesquita do blog http://vivoparacorrer.blogspot.com/ inclusive o Leo correu na categoria duplas.
E o também duathleta Paulo Santos do blog http://pauloduathlon.blogspot.com/


Leo com seu parceiro ciclista

Fabio Furlan amigo de longa data, Talles e Paulo

4 comentários:

  1. E ae mestre parabens pelo resulltado foi uma prova realmente dura, mais bem legal tirando os acontecidos, legal por o blog da galera ai não conhecia alguns, to querendo fazer o duathlon x terra em sao joao del rei vc vai la? vo fala co meu técnico aqui pra mudar uns conceitos pra poder subir bem la. Abraços bons treinos!!

    ResponderExcluir
  2. Bacana Ernani! Nos vemos na Meia de BH, assim espero! Abcs!

    ResponderExcluir
  3. Valeu meu companheiro pelo "trem bala" rssss. Gostaria muito de ir para Mar del Plata tbem...mundial com nao vão pagar vai ficar na esperança mesmo! Grande abraço ernani e boas provas por ai!!!!

    ResponderExcluir
  4. Grande Ernani!Valeus pelas boas referências...mas nisso eu ainda sou iniciante! :) Pô...eu fiquei em 5 lugar....tá bão demais da conta sô!

    Abração

    ResponderExcluir