terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Faltam 3 dias para a 86ª SS


Esta chegando a hora, amanhã a noite sigo para SP para disputar minha 4ª São Silvestre e pelo segundo ano consecutivo irei largar na Elite junto com os monstros do atletismo nacional e cerca de 28 africanos.
Para esta edição a Yescom organizadora do evento selecionou apenas 142 atletas para largar na Elite e eu recebi um e-mail dizendo que serei um desses felizardos, como só acredito vendo ficarei ainda na expectativa até pegar meu kit pois ano passado também recebi a autorização mas na hora de pegar meu kit tinha um responsável técnico querendo me barrar porém acabou tudo bem.
Ano passado fui o 80º no geral com um tempo líquido de 51:31"se conseguir melhorar este tempo pra mim já será uma vitória.
Então e isso, breve postarei mais informações sobre minha viagem para SP e informações sobre minha participação.
Abaixo informações divulgadas pelo organizador ontem via e-mail


86ª São Silvestre tem atletas de todos os estados brasileiros

São Paulo tem a liderança entre os participantes. Minas Gerais ultrapassa Rio de Janeiro e é o segundo estado com mais corredores. Elite tem 142 atletas

São Paulo (SP) - A 86ª São Silvestre terá participantes dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, a exemplo do que ocorreu na edição passada. A principal corrida da América Latina será realizada no próximo dia 31, em São Paulo, e contará ainda com competidores de mais 8 países, entre 28 corredores de Elite convidados pela organização.

O estado sede do evento terá 15.920 participantes, totalizando 75,81% dos 21 mil inscritos. Minas Gerais assumiu a segunda posição, com 905 corredores ( 4,31% do total), em relação ao ano passado, ultrapassando o Rio de Janeiro, que aparece em terceiro com 888 atletas (4,23%), seguido do Paraná com 540 (2,57%) e Distrito Federal com 416 (1,98%). A menor participação é do Acre, com 9 representantes.

A Elite masculina e feminina da 86ª São Silvestre terá 142 atletas. Os 114 brasileiros foram indicados pelo ranking e índice técnico da Confederação Brasileira de Atletismo, que também convidou 11 representantes da América do Sul - Colômbia, Uruguai, Chile e Equador. Os 17 africanos do Quênia, Tanzânia, Etiópia e Marrocos, são os favoritos ao título.

"Estes dados são importantes para mensurarmos a importância da prova. Teremos atletas de todas as partes do Brasil e de países com tradição na corrida de rua prestigiando a São Silvestre", comemorou Kassabian, diretor de operações da prova.

Lista de participantes por estados
SP - 15.920 - 75,81%
MG - 905 - 4,31%
RJ - 888 - 4,23%
PR - 540 - 2,57%
DF - 416 - 1,98%
SC - 361 - 1,72%
PE - 250 - 1,19%
BA - 216 - 1,03%
CE - 202 - 0,96%
RS - 193 - 0,92%
ES - 148 - 0,70%
GO - 128 - 0,61%
TO - 107 - 0,51%
SE - 97 - 0,46%
MS - 88 - 0,42%
MA - 82 - 0,39%
PA - 76 - 0,36%
AM - 67 - 0,32%
RN - 61 - 0,29%
MT - 59 - 0,28%
AL - 55 - 0,26%
PB - 42 - 0,21%
RO - 34 - 0,17%
Elite estrangeira - 28 - 0,13%
PI - 22 - 0,11%
AP - 21 - 0,10%
RR - 13 - 0,06%
AC - 9 - 0,04%

Elite começa a chegar a São Paulo - A maioria dos atletas de Elite desta edição chegará a São Paulo na quarta-feira (29). Poucos corredores desembarcarão na terça-feira, a partir do final da tarde. São os casos da melhor brasileira classificada no ano passado, Marily dos Santos, terceira colocada, das quenianas Eunice Kirwa, campeã da Meia Maratona do Rio de 2010, e Alice Timbilili, campeã de 2007, e da etíope Zerf Worku Boku. O bicampeão da prova, em 2008 e 2009, James Kwambai, do Quênia, desembarca na noite desta terça-feira.

No dia 30, quinta-feira, está programada a coletiva oficial da 86ª São Silvestre com a participação dos principais favoritos. O encontro será no Hilton Morumbi (av. Nações Unidas, 12901). O café da manhã começa às 9 horas e a coletiva às 10 horas. Na oportunidade, os jornalistas que cobrirão a prova receberão suas credenciais.

A competição terá os seguintes horários de largada: 14h45 - cadeirantes; 14h50 - outras categorias de atletas com deficiência; 16h30 - elite feminina; e 16h47 - elite masculina e demais categorias. O percurso é o mesmo das últimas temporadas, com total de 15 quilômetros. A largada será dada em frente ao Masp (Avenida Paulista, 1578) e a chegada ocorrerá em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero (Avenida Paulista, 900).

Entrega de kits e chip descartável - Os kits de participação, compostos de camiseta da competição, do manual do atleta e do número de peito, além do chip e medalha de participação, serão entregues nesta terça e quarta-feiras (dias 28 e 29), das 9h as 19h, e na quinta-feira (30), das 9h as 17h, no Ginásio Mauro Pinheiro, na rua Abílio Soares, 1.300, no Ibirapuera. Como todos os anos, o material não será entregue no dia da prova, nem após a mesma.

Uma das novidades desta edição é a adoção do chip descartável, entregue junto com a medalha de participação no kit do atleta. O objetivo dos organizadores é aumentar a rapidez na dispersão dos corredores na chegada da prova, em função do grande fluxo de pessoas na avenida Paulista por conta da São Silvestre e Reveillon, oferecendo maior segurança e conforto a todos os participantes dentro do novo projeto de urbanização da região.

Até o ano passado, os atletas ficavam numa fila, que passava por uma área de um estacionamento, para devolver o chip e pegar a medalha. Como a devolução era obrigatória, pois o chip era emprestado, gerava dificuldades de dispersão . A partir deste ano, o estacionamento tem um projeto de edificação já anunciado e não existe outra área apropriada para este fim que possa garantir a circulação e segurança do publico. Além disso, no mesmo local estarão circulando no horário de transição da São Silvestre para o Reveillon mais de 100 mil pessoas entre os participantes da São Silvestre e aqueles que chegam para o Reveillon na Paulista.

Com a mudança, ao final da corrida, todos estão liberados, facilitando a dispersão e promovendo a segurança uma vez que os dois eventos ocupam a mesma região. Quem quiser pode ir para casa ou procurar por sua escolha postos de água e lanche, distribuídos em pontos individuais e isolados, ou mesmo dirigir-se diretamente ao guarda-volumes para pegar seus pertences, quando utilizarem este apoio. Em função da necessidade de fluxo de pessoas e da promoção da segurança o guarda-volumes também mudou. Agora será concentrado em 20 caminhões Correio/Sedex estacionados na rua São Carlos do Pinhal, a partir da alameda Campinas até próximo da rua Augusta.

"Todas essas mudanças foram feitas para promover a segurança e o conforto do corredor e público espectador. O Comitê Organizador da São Silvestre e do Reveillon, em conjunto com o CET e Polícia Militar, estudaram todas as alternativas de fluxo da região com critérios baseados na segurança do público, circulação, suporte médico durante a prova, acesso do público ao Reveillon e todo o processo de transição das pessoas da São Silvestre para o Reveillon. Também não poderíamos usar todas as vias da região para montar a infraestrutura pós prova, pois sufocaríamos o trânsito, prejudicando empresas e moradores", resssaltou Kassabian, diretor de operações da São Silvestre.

Inovações tecnológicas - Além do chip descartável, outras inovações tecnológicas darão mais conforto ao corredor. Os atletas receberão o número de peito por e-mail, facilitando no momento de entrega dos kits. O site www.saosilvestre.com.br terá atrações como vídeos de 30 segundos, disponibilizado para download gratuito de todos os participantes que completarem a prova.

Os interessados também poderão comprar fotos que marcam a chegada de cada um. Além disso, todos que concluírem a prova poderão fazer download de um certificado digital, após a publicação do resultado oficial. Quem estiver cadastrado no www.clubedoscorredores.com.br poderá saber sua posição geral da temporada, após o término da corrida.

Novo esquema de fechamento do trânsito - Para facilitar a logística, serão promovidas algumas mudanças no trânsito. Até o ano passado, a interdição de vias na região começava às 10 horas do dia 31. Em 2010, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) começará a intervir a partir da primeira hora do dia, para que, às 14 horas, todo o percurso esteja bloqueado para veículos.

A partir de 1 hora do dia 31, serão interditadas a avenida Paulista (sentido Paraíso/Consolação, no trecho ente as ruas Teixeira da Silva e Peixoto Gomide. A alameda Campinas terá o trânsito de veículos impedido entre a avenida Paulista e a rua São Carlos do Pinhal.

A partir das 10 horas, a Paulista ficará fechada na direção Paraíso/ Consolação entre as ruas Peixoto Gomide e Frei Caneca e, no sentido contrário, entre as ruas Padre João Manoel e a alameda Joaquim Eugênio de Lima. Às 13h30, ocorre a interdição, em ambas as direções, das ruas Padre João Manoel e rua da Consolação. Vale lembrar que, a partir dos horários informados, a entrada de veículos na avenida Paulista nos trechos citados estará proibida. Será viabilizada apenas a saída dos veículos estacionados nos prédios localizados nessa via até o horário máximo das 14h00.

A São Silvestre é uma realização da Fundação Cásper Líbero e promoção da Gazeta Esportiva Net e Rede Globo. A prova tem patrocínio da Caixa e Oi com apoio de HCor, Montevérgine, Gatorade e Café 3 Corações, e apoio especial do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura de São Paulo. A supervisão é da CBAt, FPA, IAAF e AIMS.

Mais informações no site www.saosilvestre.com.br
Siga a Yescom no twitter: www.twitter.com/yescom


Nenhum comentário:

Postar um comentário