segunda-feira, 18 de junho de 2018

Mais uma conquista

Mais um pódio conquistado em provas de mountain bike, graças a Deus a meta foi alcançada porém o que já seria difícil tornou-se ainda mais complexo logo no começo da disputa.
A Maratona Internacional Chaoyang Estrada Real foi simplesmente fantástica, uma organização impecável em todos os sentidos, mais de 1000 atletas, um percurso dos mais incríveis que já pedalei nos últimos anos e por fim um nível de competitividade altíssimo pois alguns dos melhores atletas do Brasil estavam presente.
As 9:35 foi dada a largada e mesmo tendo me alinhando um pouco atrás no bolsão logo consegui chegar bem próximo da ponta do pelotão, dai em um momento ali pelo km 2 onde iríamos começar uma primeira subida tive um problema...
Incrivelmente ainda dentro da cidade, um galho de arvore entrou na minha roda traseira e se enroscou no cambio traseiro, eu tentei pedalar para frente e para trás na tentativa de tira-lo sem ter que parar pois neste momento o grande pelotão seguia em velocidade sub máxima mas isso não foi possível parei tirei o ganho montei na bike mas em poucos segundos passaram centenas de atletas, mantive a calma pois sabia que além de estarmos ainda no início da disputa teríamos também um circuito desafiador assim eu poderia tentar uma reação logo a frente.
Quando comecei a pedalar novamente detectei um problema, na tentativa de arrancar o galho sem descer da bike eu acabei empenando a gancheira e ou o braço do câmbio traseiro desta forma as marchas se encontravam totalmente desreguladas estava complicado manter a fluidez do pedal pois as marchas ficavam pulando, logo que entramos na estrada de terra e a subida começou a ficar mais difícil eu na tentativa de ganhar posições fui insistindo mas não deu certo, eu estava na verdade ficando para trás e com aquela trocação de marchas "automática" eu poderia arrebentar a corrente desta forma ali na altura do km 7 eu tive que parar novamente, na base da força eu desentortei um pouco o câmbio/gancheira e fiz alguns trovas de marchas com a bike levantada para verificar se havia melhorado,  não era possível chegar a uma conclusão então segui em frente.
As marchas melhoraram bastante, parou de pular sozinha mas eu fiquei sem a marcha mais pesada a leve também não era possível usar pois a corrente estava caindo entre os raios e o cassete assim passei toda a prova me sacrificando com uma marcha pesada nas subidas (estou usando coroa 36 dentes em um grupo de 12 velocidades) e sem a velocidade necessária nos trechos rápidos.
Nos 12 kms finais tínhamos uma montanha muito dura para subir, neste momento sabendo que eu não teria mais forças para subir pedalando resolvi arriscar uma estratégia, forcei a troca de marcha bem lentamente ate que a corrente subisse para o pinhão maior e assim eu teria uma marcha mais leve, o que complicou foi que eu precisava continuar a segurar o trocador antes do clique final pois se isso acontecesse a corrente cairia nos raios, se eu soltasse esse aperto ela voltaria para uma marcha mais pesada, foi difícil mas consegui manter esta estratégia até o final da serra e assim não precisei desmontar da bike para empurrar serra acima.
No final para aliviar a pressão na lombar, um belo down hill na trilha dos escravo, cerca de 1,5km de uma descida extremamente técnica após ela entramos dentro da cidade novamente para cruzar o pórtico de chegada.
Completei a prova na 8º colocação na categoria sub 45, feliz por mais um pódio e também feliz por ter conseguido enfrentar as adversidades sem maior estresse.
Com a prova de domingo chega ao final minha sequência de provas de mountain bike, agora o foco volta para as provas de trail pois em agosto tem a CCC dentro da Ultra Trail Du Mont Blanc. 

 Mais um pódio de alto nível

 Muita poeira em todo o percurso

 Antes de sair de casa eu não tinha menor noção de como esse dia seria difícil
Pré largada
O grande amigo José Luiz me deu grande suporte para essa viagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário