terça-feira, 6 de agosto de 2019

Faccat Trail Running - Uma prova perfeita




Faccat Trail Running, pra mim esta prova junto com a seletiva para o mundial que aconteceu em São Bento do Sapucaí foram e serão as provas mais disputadas em território nacional nesta temporada.
Disputa definitivamente nível nacional, 7 dos 12 atletas que estiveram defendendo o Brasil no Mundial 2019 estavam alinhados desses, 6 estavam na categoria masculina ou seja a seleção nacional estava presente.
Tínhamos uma jornada de 57 km e 2300+ (segundo meu GPS) muitos julgavam esta prova relativamente fácil pois o ganho de elevação não seria grande para distância porém o que se viu foi um cenário totalmente diferente, a prova foi dura, foi truncada e foi extremamente disputada, em poucas oportunidades na minha pequena carreira esportiva eu tive oportunidade de assistir uma disputa como esta.
Eu fiz uma prova muito boa, me mantive no top 5 desde a largada foi difícil me manter por ali pois a troca de posições era grande, no final arranquei um 4 lugar geral, senti o pouco volume das últimas semanas mas creio que de qualquer forma não seria fácil desbancar o trio Willas, Silvestrin, Sandro... molecada tá voando.
Penso que mais atletas deveriam comprar esta ideia, participar da Faccat deveria ser uma meta para 2020, só para citar alguns detalhes importantes a organização inovou com uma cronometragem que era possível acompanhar em tempo real no mundo inteiro via internet, eles criaram um segmento premiado no meio da prova e também não mediram esforços para ter um start list forte e assim colocar a Faccat em evidência com a participação da elite nacional.
Fatores importantíssimo para todos, marcação perfeita, horários seguidos a risca, respeito com os atletas durante todo o final de semana, staff atencioso, alimentação no pós prova perfeita inclusive esta se estendia a acompanhantes era só chegar e comer, pontos de apoios bem distribuídos com hidratação e comida farta... poxa, o que eu posso falar mais? 
Mas a Faccat tem um ponto negativo, infelizmente ela acontece uma vez só por ano.
Aqui foi só elogios pois não posso criticar o que foi bom pra mim porém posso fazer uma critica construtiva em alguma falha que eu tenha visto mas isso não aconteceu, sei que alguns atletas podem ter tido problemas, podem não ter gostado de algo esses sim devem procurar a organização e pontuar suas vivências para uma possível melhora em 2020.
Aos organizadores da Faccat eu só posso dizer um muito obrigado, desejo saúde plena para este evento que esta entre os melhores do Brasil.     
Só a título de curiosidade a Indomit Pedra do Baú que foi seletiva para o mundial teve na edição 2019 50km com 3000+ o vencedor completou a prova com tempo de 05:05:15" todos comentaram sobre a dificuldade desta disputa já a Faccat teve uma distância de 57km com 2300+ seu vencedor completou a prova com tempo de 05:07:21" levando-se em conta que a elite nacional estava em ambas as disputas e também essa diferença mínima de tempo entre os campeões das duas provas será mesmo que podemos dizer que a Faccat e uma prova fácil ? fica a reflexão.

 Willas, pé de vento que veio da terra do Pequi.
Só gente do BEM
 Pódio nível HARD
 Sofri para terminar

 Trecho final do seguimento premiado

 Plantação de pedras







2 comentários:

  1. Parabéns meu amigo.
    Continue nos dando alegrias.
    Reune todas as suas conquistas, tira uma foto e posta aqui para nós vermos.
    Abs,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário no post meu amigo. Um dia ainda consigo juntar todas essas conquistas e registro uma foto para compartilhar com amigos.

      Excluir