segunda-feira, 6 de setembro de 2021

O Campeonato Gaúcho de Trail Running vai começar.

 

Neste próximo final de semana 11 de setembro começa o Campeonato Gaúcho de Corrida em Trilha (CGCT), competição oficial com homologação da Federação Gaúcha de Atletismo.

Nesta temporada o campeonato terá 5 etapas com as mais variadas distâncias onde os atletas terão que participar do maior número de etapas possível pois segundo o regulamento não existe discarte de pior resultado ou ausência.

Algo que me chamou atenção foi a possibilidade do atleta se filiar até minutos antes da largada na última etapa para assim ser considerado campeão estadual se tiver pontuação suficiente para tal, ao meu ver isso não faz sentido pois aquele atleta que ao chegar na última etapa não tiver chances de uma classificação no geral e ou faixa etária dificilmente irá se filiar, por outro lado atletas que não pretendem se filiar ou não se deram conta da necessidade de tal ação podem estar ocupando um lugar entre os primeiros e assim desmotivar os que por ventura vierem logo a seguir, complicando assim uma estrategia de pontuação na competição, complexo mas compreensivel afinal a federação quer que o maior número de atletas se filie espero que esta estratégia dê certo.

Ainda sobre filiação o dito acima trata-se apenas do meu ponto de vista, como não conheço o perfil dos atletas gaúchos posso estar completamente enganado, possivelmente deve ser normal por aqui esta filiação no final do campeonato.

Para participar das etapas o atleta não precisa ser filiado, por se tratar de provas promocionais de organizadores independentes as provas estão abertas para todos os atletas.

Quando me mudei para o Rio Grande do Sul alimentei um desejo enorme de adicionar ao meu curriculo um campeonato estadual de trail running porém pelo menos em 2021 isso não acontecerá, sem um patrocinador ou mesmo um apoiador fica inviável disputar um circuito tão longo em um espaço de tempo tão curto.

Neste momento mesmo que eu quissese não poderia competir pois desde junho estou lesionado, não tem sido um ano fácil além da pandemia estou vivendo um ano de lesões.

Sigo treinando como posso para estar em ao menos uma prova no segundo semestre, dezembro estarei na Cambotas Trail Fest evento na qual fui convidade devido minha colocação no ranking i-tra, com recursos garantidos pela organização só me restar treinar, criar uma forma física adequada para brigar com os melhores atletas brasileiros no final da temporada.


2 comentários:

  1. Grande Ernani esse lance de filiação tem que ser revisto, quanto a suas lesões, se cuida irmão, que com certeza logo, logo vc estará de volta reinando nas montanhas, estou na torcida. E desde já quando vc melhorar venha correr os 80 Km de Sana conosco. Melhoras irmão.
    Forte abraço,

    Jorge Cerqueira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu amigo Jorge.
      Sim alguns regulamentos precisam ser amplamente discutidos.
      Sobre as lesões não tenho dúvidas que logo estarei de volta, agraço grande.
      #secuida

      Excluir