segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Xterra Tiradentes - Fui CAMPEÃO


Sábado passado para minha alegria e de todos que torcem por mim conquistei o resultado mais importante desta temporada, venci a etapa regional do XTerra em Tiradentes, e quando muitos pensavam que o favorito Dominic Gillen iria levar para Nova York o título desta prova eu entrei em cena e estraguei a festa do gringo, veja o que saiu na internet.

XTERRA: Ernani Souza e Shonny Vanlandingham são campeões do duathlon em Tiradentes

No feminino, Shonny Vanlandingham confirma o favoritismo e vence com facilidade.
A segunda etapa do XTERRA Estrada Real e última do circuito de 2009 começou neste sábado, 28/11, em Tiradentes com a prova de duathlon. Ernani Souza, mineiro de Conselheiro Lafaiete, mostrou que gosta de correr em casa e venceu a disputa no masculino. Ele percorreu os 3km de corrida, 28km de mountain bike e mais 9km de corrida em 2h13min25. A segunda colocação ficou com o americano Dominic Gillen (2h15min22) e a terceira com Frederico Zacharias (2h19min32).
"Fiz a prova no meu ritmo. Cada momento que via um adversário à minha frente, ganhava mais motivação e mais energia a mais para ultrapassá-lo", comentou Ernani Souza que em Ouro Preto havia sido o terceiro colocado.
"A segunda parte da corrida foi a mais complicada com muita lama e muitas subidas e descidas durante o percurso de bike. Das provas que eu participei aqui no Brasil, essa foi a mais dura", analisou Dominic Gillen, melhor americano no XTERRA Richmond por quatro anos, de 2002, 2003, 2004 e 2006.
No feminino, a americana Shonny Vanlandingham confirmou o favoritismo e venceu fácil a prova de duathlon com o tempo de 2h29min25, quase 20 minutos à frente da segunda colocada, a paulista Cristina Carvalho (2h47min43). Em terceiro ficou a santista Luzia Bello (3h8min22).
"A competição foi boa, com tudo que eu esperava: muita lama e terrenos escorregadios. As partes mais difíceis foram mesmo as subidas, muito íngremes", disse a americana, segunda colocada no XTERRA Series americano em 2009, além de ter sido terceira colocada no Mundial de 2008, no Havai.
"A prova foi muito difícil do começo ao fim. Terminei a primeira parte da prova colada na americana mas na bike meu desempenho não foi tão bom e ela acabou abrindo vantagem na liderança. Mas, graças a Deus, me mantive firme e consegui chegar em segundo lugar", comemorou Cristina.
Os vencedores da categoria profissional dividirão R$ 10 mil em prêmios. O domingo (28) será dedicado ao XTERRA MTB Cup, com 45km de pedal pelas trilhas da região, valendo também R$ 10 mil para a categoria elite.
O XTERRA é a principal prova de triathlon cross country do mundo. A primeira vez em que foi realizado no Brasil foi em 2005, com uma etapa do Global Tour em Ilhabela/SP, o circuito mundial de triathlon. Desde então, o evento só cresceu, com a criação de provas de modalidades individuais (corrida, natação, ciclismo, prova para crianças) paralelas ao evento principal, além do XTERRA Regional (a partir de 2007) e do XTERRA Series (criado em 2009).
O XTERRA Regional Ouro Preto tem patrocínio do Governo de Minas Gerais, Sesi FIEMG, Estrada Real, Prefeitura de Ouro Preto, e apoio de Oi, Oi FM, MTV Minas, Ragga, Sta Constância, Webjet, Vila Alimentos, Dream Factory Sports e realização de X3M Sports Business.
Resultados (resultados completos no site
http://www.xterrabrasil.com.br/):
MASCULINO ELITE:
1. Ernani Souza, 2h13min25
2. Dominic Gillen(EUA), 2h15min22
3. Frederico Zacharias, 2h19min32
FEMININO ELITE:
1. Shonny Vanlandingham, 2h29min25
2. Cristina Carvalho, 2h47min43
3. Luzia Bello, 3h8min22

2 comentários:

  1. Muito legal Ernani!
    Parabéns!
    Realmente não podemos deixar este pessoal vir lá de longe e levar as nossas vitórias!
    Quem sabe vai dar Brasil tb na Volta da Pampulha.

    ResponderExcluir
  2. Rodger Marques01 dezembro, 2009

    Parabens Ernani. Venho acompanhado suas provas pelo Blog e visto que cada vez mais o ano tem sido bom pra VC culminando agora com essa vitoria. Isso prova que com esforço e dedicação tudo é possivel. E que venham novos desafios... Rodger - Varginha, MG

    ResponderExcluir