terça-feira, 18 de setembro de 2012

Mundial de Mountain Bike 2012


Sem o planejamento e preparação ideal resolvi disputar pelo terceiro ano consecutivo o mundial master de mountain bike em Balneário Camboriú Santa Catarina, minha programação foi a quem do ideal por dois motivos, primeiro eu não havia agendado esta prova para este ano devido a proximidade de meu foco principal que era o mundial de duathlon em Nancy na França e segundo devido a uma serie de problemas de saúde que tive no segundo semestre me impossibilitando de me preparar adequadamente.
Deixando as churumelas de lado segui na sexta feira dia 14 de setembro para Santa Catarina e no mesmo dia já consegui fazer uma volta no percurso e assim descobri que esta edição seria a mais casca grossa de todas pois o percurso era insano com escaladas de tirar o fôlego e descidas alucinantes, já iniciei os trabalhos com problemas, furei o pneu em uma volta treino e estourei o parafuso da abraçadeira que prende o canote, isso me deixou tenso pois o problema da abraçadeira era fácil de resolver já o pneu descobri que fiz uma péssima escolha e ao consultar nas feiras e lojas do evento o custo de um pneu para uma eventual troca percebi que seria inviável pois o custo de um par de pneus estava saindo o custo de minha viagem praticamente completa então resolvi arriscar com pneu que eu tinha.
No sábado voltei fiz outra volta treino e me senti mais confiante, agora era hora de descansar para enfrentar a dura prova de domingo, seriam 5 voltas de 4.3km e os melhores do Brasil e do mundo estavam presente.
No domingo as 11 horas teve início a chamada para o balizamento dos atletas, 1º chamaram o italiano Massimo Folcarelli, atleta campeão mundial nas edições de 2010/11 aqui no Brasil e logo em seguida foi a minha vez pois fui bronze o ano passado, assim me posicionei muito bem.
Dada a largada fomos muito rápido para o primeiro paredão, rapidamente uma peneira fina passou na ponta do pelotão e eu segui em 5º lugar na fila indiana que serpentiava a montanha, logo cai para 12º, continuamos no circuito em um trecho misto com subidas e descidas, depois veio a segunda e temida montanha que nos levava ao ponto mais alto do circuito,... ai pegamos para descer e logo ganhei posições passando em 10º no fechamento da primeira volta, em seguida ataquei e fui para 8º colocação assim me mantive durante toda a prova, dai em certo momento eu puder constatar que eu não estava sendo ameaçado mas que também não conseguia chegar nos atletas que seguiam na minha frente até que no meio da última volta meu pesadelo acabou acontecendo um furo de pneu me fez parar e perder preciosos minutos assim fui ultrapassado por um pelotão e não consegui mais recuperar posições terminando a prova na amarga 14º colocação.
Após a prova aprendi que planejamento e um dos fatores principais para um bom andamento nas competições e mesmo esta prova tendo entrado de repente no meu calendário eu queria ter me saído melhor mas infelizmente não deu.
Agradeço a Deus, minha esposa Ana Paula que esteve comigo em SC e aos amigos Robson Azevedo e Diego Juan que foram meus companheiros de pista nesta disputa e por fim um agradecimento especial aos meus patrocinadores CLUBE DOM PEDRO II, UNIMED CONSELHEIRO LAFAIETE, PLASTIPEL EMBALAGENS, CHB E BIKE SHOP AVELAR DRUMOND.
Meu próximos compromisso certo será o XTerra Tiradentes dia 30 de setembro, antes disso teremos o Campeonato Mineiro de Moutain Bike Maratona mas ainda não sei se irei nesta prova.



Fotos de Ana Paula Vieira Oliveira
 
Resultado Completo da prova

Nenhum comentário:

Postar um comentário