quarta-feira, 13 de setembro de 2017

OCC 2017 - Minha participação

Mais uma vez estive presente em um dos maiores evento de trail running mundial a Ultra Trail du Mont Blanc.
A prova que tradicionalmente e disputada na última semana de agosto contouu este ano com mais de 7 mil atletas divididos nas suas 5 provas, eu novamente fui na OCC que teve nesta edição uma distância de 55km com 3500 metros de desnível positivo.
Com uma lista de inscritos ainda mais forte do que em 2016, cerca de 150 atletas formaram o pelotão de elite e mais uns 1500 atletas no pelotão geral, todos se espremendo nas estreitas ruas de Orsìeres cidade Suíça onde e feito a largada.
Agora com a experiência de já ter viajado para esta região o caminho ficou mais fácil e a logística também desta forma a viagem bem como os dias que antecederam a prova foram super tranquilos.
Logo que cheguei em Chamonix já recebi da organização informações sobre o clima, apesar de ser verão na Europa a previsão para o dia da minha prova era de frio, chuva e também neve em alguma pontos mais altos nas montanha assim fiquei na expectativa e fui me preparando para as adversidades climáticas que estavam por vir.
No dia 31 de agosto saímos de Chamonix ainda de madrugada, fomos levados para Orsìeres no transporte da organização, o clima estava agradável e sem chuva porém ao chegarmos no ponto de largada já era possível perceber a mudança do clima e ver que a chuva iria começar a qualquer momento.
Despachei as coisas que não iria usar e logo fui me concentrar para largada, com o privilégio de largar na elite devido a minha pontuação no ranking internacional de performance fiquei tranquilo e relaxado e fui vendo os meus ídolos se alinharem ao meu lado para a disputa, todos alinhado e faltando 5 minutos para o começo da prova a chuva começou e assim foi durante todo o dia.
Largamos e logo entramos nas primeiras montanhas, procurei fazer uma prova mais controlada este ano, minha meta era de acelerar do meio para o final da disputa porém com uma hora de prova eu comecei a me sentir travado mesmo controlando o ritmo minhas pernas estavam pesadas acredito que isso tenha ocorrido devido a uma pequena lesão que tive na panturrilha direita bem no final da preparação, na ocasião fui obrigado a ficar alguns dias sem treinos de corrida para me recuperar a tempo a sensação era de que eu estava sem ritmo de prova mas segui em frente.
Toda altimetria que conquistamos subindo temos que descer depois e justamente ai foi onde perdi mais tempo, não tenho habilidade técnica para descer rápido em trechos de pedras escorregadias já a maioria dos europeus não tomam conhecimento desses trechos técnicos, os caras voam no molhado assim como no seco isso deve ser devido a quantidade de provas que eles fazem durante toda temporada neste tipo de piso.  
No perde e ganha de posições ainda enfrentei algo mais difícil na prova, na montanha que se chama Catogne justamente na divisa de Suíça e França enfrentamos chuva muito forte e ventos gelados onde foi necessário sacar da mochila a jaqueta especial para este tipo de clima esta jaqueta inclusive e um item obrigatório para todos os atletas.
Ao final terminei a prova longe do tempo feito em 2016, marquei pouco mais de 6h19min, fui o 51º no geral e 8º na categoria veteranos 1, mas a experiência foi das melhores o aprendizado foi grande e tenho certeza que apesar de não ter conquistado meus objetivos pessoais fiz uma grande disputa.
Ainda em Chamonix durante o pós prova resolvi que em 2018 estarei de volta porém irei em outra prova, pretendo disputar a CCC que sai da Itália passa por Suíça e tem sua chegada em Chamonix, esta prova tem tradicionalmente 101 km.
Gostaria de agradecer meus patrocinadores que são o Clube Recreativo Dom Pedro II e a Kailash, meus apoiadores UPFIT Assessoria Esportiva, Trifosfato, 361º, TomTom e NiHumana.
Agradeço também meus companheiros de viagem Orlando Yamanaka e Ivan Pires, obrigado aos amigos e anônimos que sempre torcem por mim e que mais uma vez me enviaram muitas mensagem positivas durante minha passagem pela França, 2018 tem mais. 
Abaixo algumas imagens de minha viagem e prova.





































by by Chamonix, até 2018




Nenhum comentário:

Postar um comentário