segunda-feira, 4 de junho de 2018

Maratona do Rio de Janeiro, mais uma grande experiência

O recorde não veio, mas tenho que entender que nosso melhor não e conquistado simplesmente no momento que desejamos precisar ser o dia D.
Por outro lado muita coisa interessante aconteceu durante minha participação na Maratona do Rio de Janeiro neste último dia 03 de junho, vamos as mais importantes
Consegui um excelente 9º lugar na classificação geral (segundo o tempo liquido), com este resultado fui o primeiro não elite, fui o primeiro da minha categoria é fui também o 5º brasileiro a cruzar a meta... mas para chegar aqui a tarefa não foi fácil.

Sem muita especificidade para uma prova de maratona em alto nível segui rolando os treinos com acréscimo de volume semanal e um pouco de intensidade em treinos de 10km continuo, eu simplesmente fiz o que o corpo deixava.
Me senti em condições de buscar meu sonhado tempo de sub 150 minutos e durante a prova até a altura do km 25 meu desejo estava se concretizando mas eis que vieram algumas subidas onde perdi o ritmo não o encontrando mais.
O certo foi que ali pelo km 36 eu soube através de um torcedor que estava controlando a passagem dos primeiros colocados que eu estava no top 20, e sempre muito difícil acreditar 100% em alguém que esta por ali meio que sem compromisso pois basta uma distração e podem passar vários atletas de qualquer forma esta informação ainda que não fosse verdade serviu para eu voltar a ter gás para os km finais.
Alguns elites estavam no visual, eu sem muita condição de correr muito mais forte seguin concentrado em pelo menos manter o pace que neste momento já era entre 03:41 a 03:49, sem deixar ficar pior que isso fui encostando nos caras e ultrapassando sem pestanejar, no fim das contas quando pensei que não tinha mais nada a fazer, quando entrei nos 2 km finais vi mais um elite, um atleta da Luasa conheci a camiseta de longe, a distancia era enorme mas fui me aproximando até que faltando uns 400 metros fui pra cima ultrapassei ele comecei a abrir e novamente vi mais um elite porém neste momento faltavam aqueles 195 metros, dei um tiro mas a euforia da galera dispertou nele o desejo de não perder aquela posição e assim foi... no final fui 12º geral pelo tempo bruto* mas devido minha performance após iniciar a prova na linha de largada acabei ganhando algumas posições na classificação geral.
Fiquei feliz demais com esta performance mas assim como aconteceu em 2016 em Porto Alegre sei que apesar do tempo ter sido bom trata-se de um tempo muito alto para uma prova neste nível, não canso de me perguntar, estaria nosso atletismo ficando a cada dia mais fraco?
Abaixo o registro de minha atividade no Strava


* Como não tenho os tempos mínimos exigidos pelos organizadores em toda grande prova do atletismo nacional minha largada acontece no pelotão geral, os tempos exigidos para uma maratona são de 02:20:00 a distância de 42k e 01:08:00 para distância de 21k, me conformo da situação de não estar lá na frente com os caras pois sei que sou amador o que eu não entendo e ultrapassar vários "elites"antes dos 21k, alguns antes mesmo dos 10k.
No Rio perdi cerca de 2 minutos entre o tiro de largada e minha passagem pelo tapete, depois mais alguns segundos do km 1 até o 3 devido ao fato de ter que desvencilhar daquela multidão de atletas.
Que venha novos desafios.

Um comentário: