domingo, 23 de outubro de 2011

XTerra Tiradentes 2011

Fotos: Wagner Araújo (mundotri.com.br)


Passei do descanso da semana passada para a disputa de uma grande prova esta semana, dia 22 de outubro fui para Tiradentes disputar O XTerra Estrada Real e lá fiz o Cross Duathlon e a Corrida Noturna.
Vinha de duas vitorias neste evento pois em 2009 e 2010 fui o ganhador no geral masculino, porém para mim estava escrito que desta vez seria uma tarefa ainda mais difícil pois as dificuldades eram muitas e neste momento ao invés de estar disputando uma prova puxada como o XTerra era melhor estar em casa de repouso.
O primeiro fator negativo e mais complexo era a falta de uma mountain bike para eu disputar a prova, vendi a minha e ainda não comprei outra, na verdade nem sei se vou comprar, primeiro vou ver duas coisas meu calendário para 2012 e aguardar uma boa oportunidade de compra.
O segundo problema era a falta de treino de mtb (desde a copa internacional em 21 de agosto que não pedalava xc) e também a falta de treino de corrida pois disputei a maratona de Buenos Aires dia 9 de outubro, dai peguei uma semana de repouso e logo depois me veio uma inflamação no tendão da perna direito acho que isso foi devido ao esforço na maratona, assim passei 15 dias praticamente sem treinos.
Bem, dia 22 acordei cedo e junto com Ana Paula minha esposa me juntei ao amigo Rodrigo e a esposa dele Otávia e fomos para Tiradentes, o amigão Robson de Azevedo me emprestou a bike dele no fim de semana, chegando em Tiradentes vi que o páreo seria realmente duro, Gabriel Domeniconi, Newton Leitão, Frederico Zacarias, Altafini e o estreante em XTerras Adriano Sacchetto eram apenas alguns dos casca grossa que se encontrava alinhados.
A largada foi antecipada em uma hora este ano e logo que disparou a buzina eu e Sacchetto fomos pra frente fizemos bastante força e logo abrimos vantagem nos 3km iniciais, de repente em uma descida íngreme acelerei nas pedras e abri um pouco do Sacchetto e assim fomos para transição, na transição me enrolei e Sacchetto sai junto comigo pro pedal ai foram mais 32km, seguimos juntos até as trilhas técnicas quando meu adversário começou a ter dificuldades e gentilmente me abriu passagem achei bem legal isso pois jogo limpo e muito importante no esporte, neste trecho se ele quisesse poderia ter me segurado um bom tempo pois na trilha só passava um.
Segui um pequeno tempo liderando a prova novamente até que veio uma locomotiva guiada pelo atleta de Juiz de Fora Frederico Zacarias, ele me passou e eu nem tive reação, neste momento estava sentindo o reflexo da bike emprestada, minha lombar estava explodindo, muitas dores nas costas e quanto mais força eu fazia sentado ou em pé na bike mais eu sentia a dor, não demorou muito e vieram dois vagões desgarrados da locomotiva eram eles o jovem Gabriel Domeniconi de Belo Horizonte e Rodrigo Altafini de São Paulo, com Altafini ainda consegui ir junto durante um tempo mas logo eles sumiram, com muita dor segui firme acreditado que poderia tirar alguns minutos na última corrida e assim recuperar posições, ainda pensava no tri.
Veio a transição para última corrida, eu estava com um atraso de 6 minutos para o líder que era o Zacarias, mas logo que desci da bike e fui correr para leva-la até o devido local no cavalete senti que as dores nas costas iriam seguir comigo também na corrida... fiz a transição e sai todo empenado para correr a dor era horrível mas eu tinha que continuar, de repente vi o Paulista Altafini porém surgiu na minha cola o Sacchetto que muito rápido chegou em mim na entrada da trilha e eu só pude abrir passagem, logo ele sumiu na mata e foi em busca da lideraça mais tarde soube que ele a ganhou faltando 600 metros para o final já eu, penava para ganhar posições e logo que sai da mata voltei a ver Altafini e Gabriel juntos, puxei o ar e ataquei, neste momento usei uma tática procurei não fazer caretas e controlei um pouco a respiração para não ficar ofegante assim imagino que eles pensaram que eu estava bem, mas não estava... como eles não reagiram segui sofrendo e abrindo vantagem, após estas ultrapassagens peguei a 3ª posição e assim fui até o fim, graças a Deus não ganhei a prova mas ganhei uma competição interna com a dor que me castigou mais de 2 horas seguidas.


Liderando a prova nos primeiros 3km

Belas paisagens, as montanhas Mineiras são lindas


 Correndo dentro da transição, completamente empenado 

Top 3 numa prova deste nível, ahhh tá bom demais.

A noite eu tinha outra parada difícil, fui correr também em Tiradentes a Night Trail Run uma prova cross de 7,5km e que com a chuva que caiu durante toda a tarde seria outra prova difícil.
Alinhei e não apavorei de início, já havia corrida neste circuito 2 vezes e sabia muito bem o que deveria fazer.
Logo o atleta local Reginaldo sumiu na escuridão e eu estava em oitavo lugar, na segunda subida do circuito e primeira de terra (leia-se BARRO) eu pulei para terceira colocação e logo fui para segundo, já no finalzinho da prova minhas pernas sentiram o desgaste as costas nem se fala e eu perdi uma posição, terminei novamente em terceiro lugar geral.
A única coisa ruim que aconteceu em Tiradentes foi que eu tomei uma CHICOTADA no rosto de uma aroeira e como sou alérgico a esta planta tive sérias complicações que me levaram ao posto de saúde da prova onde fui prontamente atendido e medicado, foram três agulhadas uma de dexametasona, uma de fenergan e outra de adrenalina... ainda bem que a prova já tinha acabado e não tem exame anti doping rsrsrsrs
Assim terminou meu final de semana, 1 dia, 2 provas e 2 terceiros lugares no geral.
Gostaria de agradecer a minha esposa Ana Paula que cuidou muito bem de mim principalmente no caso da alergia, ao amigo Ademar Serrano (Benga), Rodrigo e Otávia, Robson (dono da bike) a todos os amigos e conhecido que gritaram meu nome e torceram por mim durante o final de semana, não posso deixar de mencionar meus patrocinadores CLUBE DOM PEDRO II, UNIME LAFAIETE, PLASTIPEL EMBALAGENS, CENTRALPLAN e ao apoio de Avelar Drumond Bike Shop e CHB/Hyundai

Patrick e eu antes da largada da corrida noturna

Nenhum comentário:

Postar um comentário