quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Lesões no Triathlon

Apesar de não fazer o triathlon vi esta matéria no site Webrun.com.br e achei interessante.
Algumas das lesões mencionadas aqui aparecem também nos atletas do duathlon e ou ciclismo ou corredores, então pessoal fiquem ligados aos sintomas e caso aparça alguma dor ou encomodo procure seu médico.

O esporte e suas lesões
Por David Homsi

O Webrun conta com um novo colunista da seção Fisioterapia, David Homsi, Além disso, ele também já participou de provas de triathlon e por isso sabe muito bem o que os atletas sentem na hora da competição. No seu primeiro artigo ele conta uma breve história do triathlon e lista quais são as principais lesões dessa modalidade. Confira.

São Paulo - O triathlon é um esporte novo e muitos ainda o desconhecem. A palavra “triathlon” vem do latim e significa três combates, já que há três modalidades esportivas em um só esporte: natação, ciclismo e corrida. Este surgiu nos Estados Unidos. Um clube de San Diego dava treinos que tinha unia essas modalidades. Porém a primeira vez que esse tipo de esporte foi visto pelo mundo foi no Havaí na versão Ironman. Um grupo de sócios de um clube havaiano, Waikiki Swin Club, tiveram que cumprir um desafio proposto pelo comandante John Collis, para saber qual homem seria capaz de vencer as três provas: 3,5km natação, 180km bike e 42,195 km de corrida. Na época largaram 15 homens, destes, três terminaram a prova.A partir de 1980 criaram-se distâncias menores, como o short triathlon. No Brasil a modalidade só apareceu em maio de 1983. E em junho de 1991 passou a ser regido pela Cbtri, Confederação Brasileira de Triathlon. Por reunir três modalidades em uma única competição, a prova requer preparo físico e se o atleta não tomar cuidado pode se lesionar.

Overtraining x Overuse
Lesão por overtraining:
o indivíduo malha, malha e não percebe o ganho de massa muscular ou aumento do sistema cardiovascular, daí com bom senso, ele aumenta a dose de exercícios. Assim ao invés de correr 30 minutos, ele corre uma hora e quando começa outra atividade física, para complementar o que já faz, encontramos o primeiro sintoma principal e o primeiro quadro do “overtraining”. Anos atrás isso era exclusivo dos atletas profissionais, mas hoje a realidade é contrária e atinge alunos de academias e atletas amadores.Sintomas: aumento da pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos, diminuição sistema imunológico, insônia , irritabilidade, entre outros.


Lesão por overuse: quando o problema não é o excesso de treino e sim a utilização exagerada de uma única estrutura do corpo. Nos homens isso acontece mais em membros superiores e nas mulheres nos membros inferiores.Sintomas: dor na atividade, dor sem restrição, dor na atividade com restrição e dor crônica incapacitante.

Lesões na natação
Tendinite do Bíceps:
causada principalmente pelo desequilibro muscular entre rotadores externos e rotadores internos (músculos internos da região ombro). Resulta na inflamação da bainha ao longo do tendão, na extremidade superior do bíceps; geralmente manifesta-se com dor direta e hipersensibilidade na área de inserção muscular.

Instabilidade Multidirecional: não é ainda completamente entendida, pois sua fisiologia não é clara. Mas é uma lesão complexa e afeta indivíduos que possuem frouxidão global anterior, inferior e posterior da cápsula articular glenoumeral, que fica no ombro.

Lesões no Ciclismo
Relativamente raras em incidência, mas comumente causada por traumas diretos, overuse de treino ou ajuste ruim da bicicleta.

Dor Anterior no Joelho ( síndrome patelo femoral): dor de início na região peri ou retropatelar que agrava-se em determinadas atividades, por exemplo, subir e descer escadas. Ela ocorre quando se aumenta o treino subitamente, quando há retração da musculatura que age no joelho (mais comuns nos quadríceps) e também quando há fraqueza destas mesmas musculaturas.

Tendinite Patelar: dor ao longo do tendão mais comum ocorre no pólo inferior da patela.
Síndrome da Banda Íleo Tibial: dor na região lateral do joelho (comum em atletas de corrida), esta dor é causada pela fricção da banda no epicôndilo lateral (região lateral do joelho), mais comum nos ângulos entre 30 e 45 graus de flexão. A causa é a biomecânica incorreta da bicicleta, tais como altura selim e rotação da sapatilha no pedal.


Lesões na corrida
Estudos epidemiológicos mostram que a maioria das lesões no triathlon ocorrem na corrida e durante o treino, isto está relacionado diretamente com o efeito acumulativo dos três esportes. O stress e a fadiga causada pela natação e ciclismo pode conduzir o atleta da corrida ao overuse.

Tendinite no Tendão Aquileu: tendão aquileu (tendão calcâneo) é o maior tendão do corpo humano e pode suportar tensões de até 450 kg, as lesões são mais freqüentes em indivíduos entre 30 e 45 anos e isto está associado diretamente com a sobrecarga de treino. Normalmente isso acontece quando há aumento súbito da corrida e velocidade, aclives e declives ao treino, tempo de treino elevado e alterações anatômicas de pé e tornozelo.


Fasciíte Plantar: inflamação da fáscia plantar (planta do pé) de origem traumática; a fáscia plantar é uma estrutura que dá tensão e mantém a arcada óssea do pé estável. A dor da fasciíte é freqüentemente confundida como sendo do esporão calcâneo. O esporão calcâneo faz parte do quadro da fasciíte plantar e se caracteriza por um crescimento ósseo no calcâneo; mas é importante salientar que o esporão não ocorre na fáscia plantar e sim no músculo flexor anterior dos dedos à qual é adjacente à fáscia.

Fote destas informações: www.webrun.com.br
David HomsiConsultor Webrun da seção Fisioterapia. Ministra cursos e palestras em diversas universidades e congressos no Brasil. Fisioterapeuta com experiência internacional e especialista em fisioterapia esportiva pela Sonafe (Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva) e FMU, além de ser mestrando em Ciências da Reabilitação. Professor da pós-graduação da FAGAMMON em reabilitação músculo esquelética esportiva. Hoje está na equipe de medicina esportiva Dr. Osmar de Oliveira. Site: www.davidhomsi.com.br

4 comentários:

  1. È bem por ai vamus se cuidar galera!!

    ResponderExcluir
  2. OLá Ernani, obrigada pelo recado deixado lá no meu blog me inspirei e fui em busca do meu longão conclui, passe lá para conferir...
    \o/ eeeeeeeeeeeee
    \o/simbora treinar
    \o/ simbora correr
    www.marlipalugan.blogspot.com
    Twitter:@marlipalugan

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber de qual artigo isso foi retirado

    ResponderExcluir