sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Curiosidades sobre o ciclismo

Estraído do blog: www.pedaldofrango.blogspot.com

CURIOSIDADES:O ciclismo é um dos esportes aeróbicos mais eficientes que existem. Uma laranja de tamanho médio tem 65 calorias, uma banana tem 100 calorias e andando de bicicleta durante uma hora, a uma média de 18 Km/h, queima-se de 500 a 600 calorias. Com o mesmo esforço de uma caminhada a pé você pode percorrer de bicicleta uma distância até 10 vezes maior. Para queimar 160 calorias ingeridas numa latinha de cerveja bastam 20 minutos de gostosas pedaladas. Pedalar aumenta a circulação sangüínea no cérebro e, portanto, seu raciocínio se torna mais claro. 10 bicicletas estacionadas ocupam a vaga de um automóvel. 5 bicicletas em movimento ocupam o espaço de um automóvel. Um ciclista consome 10 kcal (quilocalorias) para percorrer 1 km, enquanto um pedestre consome 50 kcal, e um automóvel 1.000 kcal, para a mesma distância. Nas distâncias entre 400 metros a 1,5 km, a bicicleta é o meio de transporte mais rápido. E que 5.000 bicicletas em circulação, representam 6,5 toneladas a menos de poluentes no ar.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A prova de maior tradição e destaque do ciclismo mundial é aVolta da França (em francês), que passa pelo interior do país europeu. Nos últimos anos, ela foi dominada pelo norte-americano Lance Armstrong, que venceu a prova sete vezes seguidas, entre 1999 e 2005. A experiência de vida do ciclista, aliás, é um caso à parte. Antes de conquistar os troféus da Volta da França, Armstrong sofreu com um câncer nos testículos. Depois de um tratamento quimioterápico, o atleta recuperou-se e conquistou reconhecimento mundial.
O ciclismo foi um dos primeiros esportes incluídos em Olimpíadas (em inglês). A modalidade foi disputada já na primeira edição dos Jogos nos tempos modernos, em 1896, em Atenas, na Grécia. A versão feminina, porém, foi disputada pela primeira vez somente em 1988, em Seul, na Coréia do Sul.
A prova madson, disputada nos velódromos, recebe esse nome por ter sido disputada pela primeira vez em Nova York, no ginásio Madson Square Garden (em inglês).
Por ser um esporte que exige bom preparo físico, diversos atletas do ciclismo mundial estiveram ligados, nos últimos anos, ao uso de doping. Floyd Landis, campeão da Volta da França em 2006, teve seu título contestado após ter sido flagrado no exame anti-doping - a direção da prova não o considera vencedor.
fonte: www.pedal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário