quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Meia Maratona Estrada Real

Com pensamento fixo na Volta Internacional da Pampulha 2010 farei uma prova treino este final de semana será a Meia da Estrada Real competição organizada pela ACORLAF e que terá apoio das prefeituras de Ouro Branco (largada) e de Conselheiro Lafaiete (chegada) entre outros apoiadores.
Não pretendo forçar nesta prova, pois qualquer descuido pode atrapalhar minha preparação para Pampulha.
No percurso da prova iremos passar por um interessante ponto turístico da região veja abaixo.

Casa de Tiradentes (Fazenda Carreiras)
Um dos pontos turísticos mais importantes de Ouro Branco,
a Casa de Tiradentes faz parte da história da Inconfidência Mineira ,
porque, ali, Tiradentes e os inconfidentes se encontravam.

Também ali, figuras importantes como D. Pedro II pernoitavam
e trocavam de cavalos.

Era um antigo ponto de cobrança de impostos, em ouro,
exigidos pela côrte portuguesa.

Mais conhecida como "Fazenda das Carreiras"
ou "Casa Velha de Tiradentes",
é um belo exemplar da arquitetura do século XVIII.

Segundo a tradição, a Fazenda das Carreiras era um local de criação, venda ou troca de cavalos para aqueles que faziam a viagem desde o Rio de Janeiro até Vila Rica, pela Estrada Real.
Seu nome teria se originado de supostas corridas realizadas para comprovar a qualidade dos animais que eram objeto de venda ou troca.


Tem características típicas da arquitetura rural do período:
paredes de pau-a-pique, telhado entrelaçado com cipó amarrando as estruturas de madeira, pisos de tábua corrida, trancas reforçadas, sala para guarda valores, uma grande varanda contornando todos os cômodos, e uma senzala onde eram acorrentados e castigados os escravos.
Na entrada principal da casa foi preservado o guichê que era utilizado para o comércio do ouro.
Considerado um dos remanescentes mais antigos do caminho que serviu à conspiração mineira contra o império português, o casarão era o local que abrigava as reuniões secretas dos inconfidentes.

Entre as muitas viagens para a difusão dos ideais de liberdade da Inconfidência, Joaquim José da Silva Xavier ( Tiradentes ) esteve várias vezes hospedado na casa, surgindo daí a referência a seu nome.

Atravessando a "Estrada Real", encontra-se o antigo pouso
de tropeiros, também construído em pedra e madeira,
amarrada com embiras, onde se abrigavam os tropeiros comuns
e suas bagagens, enquanto que os visitantes ilustres
se hospedavam na sede da fazenda.

Do "Diário de Viagem de D. Pedro II", na data de 30 de março de 1881, quando da sua segunda viagem à província de Minas Gerais, destaca-se o seguinte trecho:

"Carreiras, casa onde se reuniam os inconfidentes. Vi a mesa e os bancos corridos de encosto, onde assentavam. São de maçaranduba e estão colocados na varanda. Perto do Arraial de Ouro Branco, às 10 horas, vieram me encontrar Gorceix e outros. Gorceix já está um verdadeiro mineiro, e fala corretamente o português."

A "Fazenda das Carreiras" foi tombada como Patrimônio Histórico e Cultural do Município em 18 de novembro de 1997, e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais
em 07 de dezembro de 1999.

E isso ai moçada o esporte também nos proporciona momentos de extrema cultura.

2 comentários:

  1. Ano que vem espero competir por esses lados , acho show de bolaa abraços

    ResponderExcluir
  2. Esta é a prova que eu estou sentindo muito em perder. Mas questões pessoais me impedem neste momento de participar. Mas na Pampulha estaremos juntos! Fica aqui desde já o convite de usar a infraestrutura da Equipe de Corrida do Jaraguá Club. Será um prazer tê-lo conosco!

    ResponderExcluir