terça-feira, 29 de setembro de 2009

XTerra



Neste próximo final de semana estarei em Ouro Preto para disputar o Xterra regional e farei as três provas do final de semana focando em especial o cross duathlon.


As provas serão um cross duathlon no sábado pela manhã ( prova principal do evento) um trail run de 6km no sábado a noite e no domingo uma prova de mountain bike maratona com uma distância de 45km.


Veja o que esta sendo vinculado na mídia.


A competição mais conhecida e respeitada no mundo dos esportes cross country chega neste fim de semana à terra do pão de queijo e de suas desafiadoras montanhas. O XTERRA Ouro Perto acontece neste sábado e domingo, 3 e 4 de outubro, na Estrada Real, Minas Gerais. Com disputas acirradas, belezas naturais e inúmeros pontos históricos, os atletas precisarão de muito fôlego e muito preparo físico para conquistar o título.
Em sua primeira edição em Minas Gerais, a competição conta com a participação de grandes nomes do esporte. Na competição de Duathlon, já estão confirmados os nomes dos triatletas brasileiros Alexandre Manzan (Campeão do XTERRA Brazil 2008 e 3° colocado do XTERRA Brazil 2009), Felipe Molleta (5° lugar no XTERRA Brazil 2009), o americano Brian Smith (campeão do XTERRA Brazil 2007 e 6° em 2009) e a argentina Maria Soledad Omar (campeã do XTERRA Brazil 2009). Eles competirão no sábado, dia 3, às 9h30. O Duathlon terá, nesta ordem, 3km de corrida em trilha, 26km de MTB e mais 9km de corrida em trilha. A premiação é de R$ 10 mil.
Para a prova de Mountain Bike, que será disputada no domingo, às 10h, atletas de renome como os olímpicos Edvando Cruz e Márcio Ravelli, e Manuela Vilaseca, que vem despontando nas provas de MTB nesta temporada. Edvando, que foi o primeiro brasileiro a subir no pódio nos Jogos Pan-Americanos em Santo Domingo 2003, já participou de outras etapas do circuito em competições de revezamento de triathlon. Ele, que também participará da prova de revezamento no sábado, chega com tudo a Ouro Preto para garantir mais essa vitória.
"No sábado eu vou participar do revezamento com o Evaldo Souza, ele correndo e eu pedalando. Mas não vou forçar muito, pois o meu foco é a prova de Mountain Bike. O MTB é muito tradicional em Ouro Preto e, por ter um terreno bem acidentado, exige muita técnica e preparo dos competidores. Eu tenho uma boa expectativa para essa prova. Além de bons resultados em minha bagagem, tenho treinado bastante para esta prova. Mas eu também sei que meus adversários têm um nível tão bom quanto o meu, já que o XTERRA sempre traz atletas de alto nível para as competições", afirma Edvando, prata no Pan de Santo Domingo.
O MTB Cup, que terá premiação de R$ 10 mil para a categoria profissional, levará os mountain bikers por 45km. Os pontos mais elevados são nos quilômetros quatro e 38, quando eles estarão acima dos 1450m de altura. Por volta dos 20km de prova, os participantes estarão abaixo dos 1000m de altitude.
O percurso do XTERRA Ouro Preto vai explorar vias históricas da cidade, passando por elementos coloniais como as famosas igrejas em estilo barroco da região além de, é claro, muita natureza. Além do Duatlhon e do XTERRA MTB Cup, os amantes do mundo outdoor poderão participar do Night Trail Run, no sábado às 19h. São 6km de corrida noturna por trilhas da cidade histórica.
O XTERRA é a principal prova de triathlon cross country do mundo. A primeira vez em que foi realizado no Brasil foi em 2005, com uma etapa do Global Tour em Ilhabela/SP, o circuito mundial de triathlon. Desde então, o evento só cresceu, com a criação de provas de modalidades individuais (corrida, natação, ciclismo, prova para crianças) paralelas ao evento principal, além do XTERRA Regional (a partir de 2007) e do XTERRA Series (criado em 2009).

Nenhum comentário:

Postar um comentário