quinta-feira, 31 de maio de 2018

Minhas histórias em maratonas - parte 4

Depois de demorar 11 anos para fazer 3 maratonas a 4ª veio rapidinho, na verdade veio ligeira... ainda em 2014 disputei mais uma prova de 42 km.


Maratona de Buenos Aires, agora correndo de verdade
Depois de ter conseguido um excelente tempo no Rio de Janeiro pintou a oportunidade de repetir a participação na Maratona de Buenos Aires na Argentina, eu e minha esposa Ana Paula fomos novamente a passeio desta forma aproveitei para correr por lá novamente.
Eu não queria apertar demais meus treinos então segui com uma manutenção razoável mas menos intensa do que a periodização do Rio, fui para tentar correr forte mas sem a intenção de baixar o tempo pois eu queria era curtir a prova, no Rio a maratona aconteceu em julho, Buenos Aires foi em 12 de outubro portando acabei usando a preparação de uma para completar a outra.
Com um clima muito bom até próximo de 2 horas de prova consegui render bastante inclusive passei a meia maratona com pace médio de 03:30/km mas os últimos 30 minutos de prova o calor veio forte, acabei perdendo rendimento, completei a prova com tempo liquido de 02:34:25" um tempo novamente muito bom e que me trouxe alguns motivos para comemorar dentre eles o de ter sido top 10 no geral e também primeiro brasileiro a cruzar a meta.


Fui também o primeiro atleta não elite a cruzar a linha de chegada, por ter sido top 10 no geral e também ter sido o primeiro brasileiro a chegar alguns metros antes de cruzar a linha de chegada um staff da organização me entregou uma bandeira do Brasil e meu nome foi repetido por várias vezes enquanto me aproximava da meta, mais uma satisfação pessoal enorme por conseguir um resultado expressivo é pelo reconhecimento ainda que momentâneo.
Uma curiosidade nesta prova foi que eu fiz o meu melhor e pior KM nos três primeiros KMs, como larguei super tranquilo passei o km 1 para 04:26" só que a essa altura e com uma avenida super larga (umas 4 pistas ou mais) eu logo me encontrei em condições de acelerar ai acabei empolgando e passando o km 3 para 03:15" quando vi esse tempo tirei o pé e segui com um pace que era mais a minha realidade

Pronto eu finalmente provei pra mim mesmo que o tempo no Rio de Janeiro não tinha nada de sorte, com treinamento adequado eu poderia continuar correndo abaixo de 155 minutos uma maratona porém eu queria mais, minha meta era sub 150 minutos ou seja 02:29:59", fui atrás desse tempo em 2016, veja na próxima postagem como foi minha próxima maratona.


Nenhum comentário:

Postar um comentário